top of page

DÚVIDAS FREQUENTES

 Quais os principais tratamentos contra o câncer? 

 Quimioterapia: Medicamentos administrados por via intravenosa ou oral, que atuam diretamente na célula cancerígena. Ao contrário do que muitos pensam, normalmente é realizada em regime ambulatorial e nem sempre leva à queda de cabelo! 

 Radioterapia: Tratamento que utiliza radiação ionizante para destruir as células tumorais. Esta radiação não é visível e não provoca dor. 

Imunoterapia: Medicamentos administrados principalmente por via intravenosa, que atuam através da ativação do sistema imune do paciente para combater sua doença. 

Hormonioterapia: Medicamentos administrados por via oral, subcutânea ou intramuscular, utilizados em alguns tipos de câncer, como mama e próstata, que podem ser estimulados por hormônios sexuais. O objetivo é reduzir os níveis hormonais ou impedir a atuação destes hormônios. 

 Quais os principais efeitos colaterais da quimioterapia? 

Existem diversos tipos de quimioterápicos e os efeitos adversos variam de acordo com cada medicamento. É importante ressaltar que nem todos os pacientes apresentarão sintomas relacionados ao tratamento. De forma geral, os efeitos mais comuns são: náuseas, vômitos, fadiga, diarréia e queda de cabelo. Pode ocorrer também queda da imunidade, deixando o indivíduo mais propenso a infecções. Durante o tratamento, o paciente é acompanhado de perto, tendo consultas regulares, antes de cada ciclo de quimioterapia. 

 O que é câncer metastático? 

É aquele em que a doença não está limitada ao seu sítio de origem, atingindo outras áreas do corpo. Muitos enxergam esta fase da doença como uma sentença, o que não é verdade! A doença metastática é controlável e em algumas situações, passível de cura! 

 Todo câncer é hereditário? 

Ao contrário do que muitos pensam, apenas uma pequena porcentagem dos cânceres ocorrem por alguma alteração genética herdada de “pai para filho”. Além disso, a herança de determinada alteração não é sinônimo de desenvolvimento da doença, apenas aumenta o risco. 

 Como posso diminuir o risco de desenvolvimento de câncer? 

Existem algumas atitudes que certamente podem reduzir o risco da doença. Não fumar, manter o peso corporal saudável, evitar o consumo de carnes processadas, praticar atividades físicas, reduzir a ingesta de álcool, fazer os exames de rastreamento regularmente.

bottom of page